Acerca de

White Buildings_edited.jpg

laudo de recebimento de obra

O QUE É o LAUDO DE RECEBIMENTO DE OBRA?

O que é Laudo de Recebimento de Obra?

O laudo de recebimento de obra é o laudo que deve ser elaborado por responsável técnico e contratado por condominios e moradores. Deve ser realizado o laudo de recebimento de obra das áreas comuns do condominio e das áreas privativas.também pode ser contratado por incorporadoras ou condomínios. O seu objetivo é auxiliar e garantir aos futuros moradores seus direitos no recebimento da obra.

O seu principal objetivo é que o arquiteto ou engenheiro promova uma análise de todos os sistemas construtivos, para que possa apontar possíveis defeitos  passíveis de manutenção pela construtora para o recebimento da obra.

Para que a construtora entregue o empreendimento em conformidade com as normas e leis vigentes e o futuro morador o receba com total segurança, é necessário contar com uma empresa de consultoria experiente no mercado. Afinalm diversos itens perdem a sua garantia no recebimento da obra. 

         

Quais áreas são vistoriadas para a emissão do laudo de recebimento de obra?

Para emitir o laudo de recebimento de obra é necessário vistoria que avalia todas as áreas comuns do condominio. Entre os itens vistoriados estão:

  • Esquadrias

  • Sistemas de Prevenção Contra Incêndio

  • Acabamentos

  • Sistema de cobertura

  • Fachada

  • Reservatórios

  • Acabamentos

  • Medidas Gerais

  • Áreas comuns como halls, salão, quadras, churrasqueira, academia, piscina, etc.

Durante as vistorias algumas irregularidades podem ser encontradas. Caso isto ocorra, iremos detalhar de forma precisa os locais e irregularidades encontradas em laudo técnico para que a construtivas possa resolvê-los e agendar nova vistoria de entrega de obra.

O que será feito?

Inspeção e auditoria da edificação e seus projetos e documentos, verificando a presença e anomalias, manifestações patológicas e o atendimento aos requisitos técnicos das legislações e normas vigentes na época do protocolo do projeto em prefeitura.

 

Por que deve ser feito?

O Laudo de Entrega de Obra tem por objetivo atuar de maneira preventiva, identificando vícios aparentes, inconformidades em relação à legislação e normas técnicas, antes do início do uso da edificação, a fim de evitar litígios, preservar a garantia e economizar custo com retrabalhos após a entrega da edificação.

Quando contratar?

O Laudo de Recebimento de Obra deve ser contratado preferenciamente antes do recebimento da obra e uso da edificação, tendo a data limite a véspera dos 90 dias da instalação do condomínio, período em que o prazo de reclamação de vícios aparentes prescreve.

Como funciona a elaboração do laudo de recebimento de obra?

O condominio define pela contratação da TL Arquitetura, recebemos os memoriais, contrato de compra, material publicitário e projetos para analise e agendamos a vistoria com o setor responsável pela entrega da obra. A vistoria será acompanhada pelo sindico e responsável pela contrutora, a mesma é visual e fazemos uso de instrumentos de medição e registro fotográfico. Após entregamos e laudo com apontamentos ou conclusivo.

Quanto custa?

Entre em contato e solicite um orçamento.

Cidades de atuação:

Elaboramos o Laudo Técnico de Inspeção Predial - LTIP em Porto Alegre, região metropolitana e litoral..