Acerca de

White Buildings_edited.jpg

Laudo técnico de inspeção predial

LTIP

O QUE É o laudo técnico de inspeção predial - LTIP?

O que é LTIP?

O Laudo Técnico de Inspeção Predial, conhecido como LTIP, é o laudo elaborado pelo profissional habilitado Engenheiro ou Arquiteto que atesta as condições de segurança, manutenção, conservação e estabilidade da edificação. Através do LTIP o responsável pela edificação, seja na figura de proprietário ou responsável pelo uso, toma conhecimento das condições de manutenção e conservação da edificação. Ou seja, o laudo é a materialização do check up da edificação realizado pelo profissional, que  expõe através do LTIP a existência de questões que devem ser resolvidas listando as suas prioridades e prazos.

            Com o apoio do LTIP, o síndico tem uma visão geral da situação da edificação, identificando os problemas e sendo orientado referene a futuras manutenções. Desta forma, com o LTIP, o sindico ou proprietário tomam conhecimento se existem problemas graves e o profissional já orienta como devem ser corrigidos. Ele é exigido pelos municípios para atestar a regularidade das edificações.

         

Como realizar o LTIP?

1- O profissional habilitado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (Crea-RS) ou pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU-RS) deve realizar vistoria na área total da edificação;

2- Apresentação ( em formulário padrão, com assinaturas do responsável técnico e do proprietário, do usuário a qualquer título, do síndico ou do representante legal) do laudo técnico de inspeção predial ao Executivo Municipal.
3. Acompanhar o andamento do processo (Expediente Único) pelo site de consulta do processo e atender as solicitações de comparecimento..
4. Estando o laudo em condições de recebimento, atendendo a legislação específica, será deferido o requerimento;

Como funciona a elaboração do LTIP?

1- Juntamos toda a documentação referente a edificação

2- Agendamos as datas de vistoria. Em condominios residenciais costumamos agendar turnos de vistoria para facilitar a disponibilidades dos moradores pois vistoriamos também os apartamentos, salas e lojas.

3- Elaboramos o laudo que é bastante ilustrado com as imagens das vistorias, nas quais apontamos os vicios encontratos e citamos as soluções propostas.

4- Se o laudo de inspeção predial - LTIP - for obrigatório pela Legislação Municipal fazemos o protocolo do mesmo junto ao Executivo Municipal.

5- Após aprovado pela prefeitura municipal, fazemos a retirada do mesmo e entregamos ao sindico ou responsável pelo uso.

COMO É O LTIP?

O laudo abrange todos os sistemas existentes na edificação, tais como: sua estrutura, esquadrias, sistemas de vedação, cobertura, impermeabilização, instalações elétricas, prevenção contra incêndio, instalações hidrossanitárias,... Após realizada a vistoria o responsável técnico pela elaboração do laudo deverá fazer a análise de todo o material coletado, sendo este o resultado do material entregue pelo condominio mais o material verificado em vistoria no local, e providenciar a emissão do laudo que poderá ser:

I – LTIP Inicial e Conclusivo: informa que não há recomendações e serviços a serem executados, atestando que a edificação apresenta segurança e estabilidade estrutural;

II – LTIP Inicial com Recomendações: atesta os reparos ou serviços a serem executados para a manutenção e recuperação da edificação, assim como providencias a serem adotadas, se necessárias, relativas a lindeiros e logradouro público; ou

III – LTIP Conclusivo: informa que as obras para a manutenção e recuperação da edificação, indicadas no Laudo Inicial com Recomendações, foram executadas, atestando que a edificação apresenta segurança e estabilidade estrutural.

O LTIP será protocolado no Portal de Licenciamento acompanhado de Registro de Responsabilidade Técnica (RRT), com o respectivo comprovante de pagamento. Será anexado, na protocolização do LTIP, documento de arrecadação ,municipal (DAM) de laudo pago.

Execução do LTIP:

Muitos condominios acabam nos contratando para fazer o acompanhamento técnico das adequações indicadas no Laudo Técnico de Inspeção Predial - LTIP.  Fazemos desde a  elaboraração o memorial descritivo da reforma a ser feita, assessoria com orçamentos e acompanhamento das obras.

MULTA por não apresentação do LTIP em Porto Alegre:
O valor da multa pela não apresentação do laudo é de R$ 8,029/m2 da área total construída. 
 

Prazo do LTIP em Porto Alegre:

A Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através da Lei Complementar 806/2016 estabelece que as edificações com mais de cinco anos, contados a partir da expedição da Carta de Habitação, devem apresentar o LTIP ao Executivo Municipal, acompanhado de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) ou Registro de Responsabilidade Técnica (RRT), requerimento padrão e do comprovante de pagamento de taxa DAM de laudo. 

Cidades de atuação:

Elaboramos o Laudo Técnico de Inspeção Predial - LTIP em Porto Alegre, região metropolitana e litoral.. 

LTIP

LTIP Condondominio Raffael

Bairro São João - Porto Alegre / RS

LTIP Porto Alegre

LTIP Condomínio Mon Palais

Bairro Mont Serrat - Porto Alegre/RS

LTIP Porto Alegre

LTIP Condomínio Satélite

Bairro São Geraldo - Porto Alegre/RS