PPCI: A importância do plano de prevenção e proteção contra incêndio

Atualizado: 1 de out.

Criar um PPCI é uma das tarefas mais importantes da gestão patrimonial. O grau de dificuldade do PPCI é proporcional ao uso da edificação, área construída, volume de pessoas e a qualificação da equipe contratada. Por isso, criamos este artigo para falar sobre uma das iniciativas mais importantes na gestão de uma edificação: o PPCI.

Caso ainda não conheça o que é PPCI, não se preocupe, nosso objetivo é introduzir ao assunto. Assim, você entenderá o que é PPCI, a sua importância e como implementá-lo na sua edificação. Por isso, não perca tempo e acompanhe!



O QUE É PPCI?

Brevemente podemos dizer que PPCI é a abreviação de Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio. Trata-se de um plano regido por um conjunto de documentos e informações para garantir a segurança contra incêndio em uma edificação.

Todas as edificações e áreas de risco de incêndio deverão possuir Alvará de Prevenção e Proteção Contra IncêndiosAPPCI –, expedido pelo CBMRS, exceto:

I - edificações de uso residencial exclusivamente unifamiliares;

II - residências exclusivamente unifamiliares localizadas em edificação com ocupação mista de até 2 (dois) pavimentos, desde que as ocupações possuam acessos independentes;

III - propriedades destinadas a atividades agrossilvipastoris, excetuando-se silos e armazéns, que serão regulamentadas por RTCBMRS;

IV - empreendedor que utilize residência unifamiliar, sem atendimento ao público ou estoque de materiais. (Redação dada pela Lei Complementar n.º 14.924/16)


O PPCI serve para proteger ocupantes de espaços físicos, como escolas, hospitais, teatros e edificações em geral. A função do PPCI evitar que um principio de incêndio vire um incêndio. Ele capacita as pessoas em forma preventida e com técnicas de combate, minimizando a probabilidade de um incêndio, e os eventuais prejuízos, caso um incêndio aconteça.


Por conta disso, torna-se um dos requisitos mais importantes na gestão patrimonial.



PLANO DE PREVENÇÃO E PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO

Importante destacar que se trata de um plano, um conjunto de ações. Através do PPCI será realizado, entre vários outros:

  • Laudo de Instalações Elétricas;

  • Teste de estanqueidade do GLP;

  • Teste Hidrostático das mangueiras de incêndio;

  • Recarga de Extintores;

  • Certificados de Treinamento;

  • Verificação do sistema de fechaduras das portas;

  • Verificação dos tipos de vidros existentes nas rotas de saída;

Sem este plano muitas vezes os condominios e edificações possuem tem uma falha de segurança grave, sequer conhecem a necessidade de muitos itens que são obrigatórios por legislação vigente. Esta falta pode acarretar em graves acidentes. Imagine um principio de incêndio e o uso de extintor de água em um óleo que pegou fogo? Só se tem noção da sua importância quando o colocamos em uso.

Além disto, o fator de conscientização e preparo das pessoas é importantissimo. As pessoas são preparadas a extinguir um principio de incêndio, a realizar a evacuação da edificação e a evitar sinistros.



INSTALAÇÕES DO PPCI

Um itens que servem de argumentação propostos pelo plano de prevenção e proteção contra incêndio - PPCI é a iluminação de emergência. A mesma é de grande utilidade, beneficia a edificação em diversos momentos. A instalação de sinalização de emergência adequada e equipamentos de prevenção e combate a incêndio por toda a extensão do edifício gera segurança.

É importante reconhecer o papel fundamental do plano, até mesmo, para a imagem da sua edificação. É valorizada uma edificação regularizada. Frequentemente, o PPCI é visto com “maus olhos”, não pelo seu fim mas pela quantidade de burocracia que envolve. Estamos falando de uma série de documentos envolvidos:


  • procurações

  • laudos;

  • memoriais;

  • taxas;

  • reformas;

  • laudos de equipamentos;

  • vistorias.


APROVAÇÃO DO PPCI

Muitos se enganam em pensar que os Bombeiros fazem exigências ao longo da vistoria. Este é um resultado de anos em que se testava o aceite do CBMRS na vistoria para emissão do alvará de PPCI. Atualmente a responsabilidade é civil e criminal e dividida entre proprietário do imóvel, responsável pelo uso e responsável técnico. O PPCI aprovado é o que deve estar executado na edificação atendendo as normas técnicas. Desta forma é emitido o alvará. De forma simples e clara. Basta o projeto estar adequado a realidade da edificação.



Ficou com alguma dúvida quanto ao procedimento para protocolo do PPCI da sua edificação? Então entre em contato conosco.



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo