PPCI - Definição dos Extintores de Incêndio

Provavelmente, se você não possui nenhuma ligação ou interesse por prevenção contra incêndio, não sabe diferenciar um extintor de outro.



Os extintores de incêndio, são definidos na elaboração do PPCI - Plano de Prevenção e

Proteção Contra Incêndio, conforme o uso da edificação. O uso define o grau de risco existente na edificação e o distânciamento que será máximo entre os extintores de incêndio.



O QUE É CLASSE DE INCÊNDIO?

Classe de incêndio é a classificação dada para facilitar o combate às chamas de forma eficiente e sem colocar em risco a vida de quem está no local. Elas diferenciam o materiam que está incêndiando.


Quais são as classes de incêndio?


Classe A

São os incêndios em materiais sólidos como tecido, papel, algodão, borracha e madeira. Sua principal característica é deixar resíduos, como carvão e cinzas. O combate se dá com extintores à base de água (H2O), que são capazes de resfriar o material ou de espuma.


Classe B

São os incêndios em líquidos inflamáveis e gases, que queimam em superfícies, mas que, normalmente, não deixam resíduos. Fazem parte desse grupo o óleo, GLP, a gasolina, o querosene, graxas, tintas e alcoóis, em geral.

O combate se dá preferencialmentecom extintores de pó químico seco BC, ou ABC.


Classe C

Esses acontecem em equipamentos elétricos energizados, como máquinas elétricas, transformadores, geradores, motores, equipamentos de informática, quadros de força e cabos.

O combase se dá pelo uso de extintores de pó químico ou gases. Neste caso, o agente extintor não pode ser condutor de eletricidade, ou seja, conter água ou espuma.


Classe D

São os incêndios relacionados a metais pirofóricos como selênio, magnésio, sódio, zinco, titânio, urânio, lítio, potássio, antimônio e zircônio.

Seu combate se dá com extintores com pó químico especial, já que esses metais podem autogerar o oxigênio durante a combustão.


Classe K

São os incêndios em óleos vegetais ou gorduras animais. Geralmente, ocorre em equipamentos como fritadeiras, grelhas, assadeiras e frigideiras.

O combase se dá com extintores Classe L que possuem uma solução aquosa de acetato de potássio, que, ao entrar em contato com o fogo, produz um efeito de saponificação que esfria e isola o combustível do oxigênio.


COMO SÃO DEFINIDOS OS EXTINTORES DE INCÊNDIO NO PPCI?

Para garantir a segurança da edificação e a definição correta dos extintores ed incêndio de acordo com as classes de incêndio, é essencial contar com um bom projeto de prevenção e combate a incêndio (PPCI), que deve ser elaborado por profissionais experientes e qualificados.

O PPCI, conforme já mencionado, prevê o grau de risco da edificação e as classes de incêndio existentes e através da verificação de possibilidades de ocorrências faz a distribuição estratégica dos equipamentos, a fim de que toda a edificação esteja coberta em todas as classes de incêndio existentes.

É importante frisar que assim como todos os sistemas, estes devem passar por inspções periodicas, que falaremos em outro post. O extintor, em conjunto com o treinamento de PPCI é uma das medidas mais importantes do PPCI.

Assim como os demais sistemas, deve estar sempre apto ao uso, com pessoal treinado para manuseio e sem obstrução.


Para contratar um projeto de prevenção e combate a incêndio - PPCI - e garantir a segurança da sua edificação, entre em contato conosco.


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo